domingo, 27 de janeiro de 2013
Esporte Interativo investirá R$ 100 milhões no futebol nordestino em dez anos
Canal faz compromisso público com o torcedor da região
A TV Esporte Interativo, através de seu presidente Edgar Diniz, assumiu um compromisso público com o torcedor nordestino e investirá, pelo menos, R$ 100 milhões no futebol do Nordeste pelos próximos dez anos,
ajudando os clubes da região a equilibrar forças com os clubes do Sul e Sudeste do país.
Além disso, o canal se comprometeu a transmitir todos os jogos da Copa do Nordeste, a começar por este ano, por, pelo menos, dez anos. Sendo assim, a maior competição regional do país está assegurada até 2022,
com transmissão para todo o território brasileiro, levando o futebol e o orgulho nordestino para os quatro cantos do país.
O Esporte Interativo também assumiu o compromisso de cobrir os grandes times nordestinos na TV, no portal, nos celulares e nas páginas do Facebook - com mais de cinco milhões de pessoas - todos os dias, durante o ano inteiro.
A TV ainda garante transmitir a Copa do Nordeste e a festa da torcida nordestina com orgulho para o Brasil inteiro, de norte a sul. Tudo isso porque o Nordeste merece.
terça-feira, 23 de outubro de 2012
99 sugestões de tema para TCC Monografia em Administração
TCC Monografia - Olá pessoal! Atendendo a inúmeros pedidos, hoje vamos trazer algumas sugestões de temas para TCC Monografia em Administração. Os temas listados abaixo são ligados à administração, marketing, logística, recursos humanos, gestão da informação, comércio exterior, contabilidade etc. Você pode utilizar algum deles em seu TCC ou apenas tê-los como inspiração para outro tema que lhe interesse.
Caso você esteja começando a pensar agora no seu trabalho de conclusão de curso, sugerimos que antes de continuar a ler este post, você leia a nossa série sobre como fazer uma monografia/tcc de sucesso:
- Dicas para Monografia e TCC – Como escolher o tema e o orientador
- Dicas para Monografia e TCC – Apresentação/defesa
- Dicas para Monografia e TCC – Como pesquisar conteúdo de qualidade
- Dicas para Monografia e TCC – Aspectos importantes a considerar
- Dicas para Monografia e TCC – Como formatar seu trabalho, segundo as normas
É importante ressaltar, também, que o aluno precisa escolher um tema que ele goste de escrever, que seja interessante para sua área de atuação no futuro etc. Enfim, ele deve escrever sobre aquilo que gosta e que terá prazer em produzir nos próximos meses. Pense direto e faça a melhor escolha, ok?
Então vamos à lista de sugestões de temas para TCC Monografia em Administração:
- Gestão de RH nas pequenas empresas;
- Governança Corporativa;
- Marketing Esportivo;
- As mulheres e o mercado de trabalho;
- CRM “Customer Relationship Management” (Gerência do relacionamento com o cliente)
- Ética nas relações de trabalho
- Qualidade em projetos de exportação;
- Comércio exterior;
- Logística reversa;
- O impacto das mudanças nas organizações;
- A importância da tecnologia da informação nas tomadas de decisões ;
- Comunicação x Informação;
- Sistemas de informação (PED) e as estratégias empresariais;
- Empresas modelos: a influência da certificação ISSO e PNQ;
- Auditoria financeira;
- Endomarketing;
- Gestão de Projetos;
- Desafios da gestão em uma empresa familiar;
- GRIS – Gerenciamento de risco
- Planejamento estratégico;
- O meio ambiente e as empresas;
- A motivação no ambiente de trabalho;
- A competividade nas micro e pequenas empresas;
- Ação preventiva na Administração;
- Administração participativa;
- Administração por objetivos (MBO);
- Os jovens administradores e o mercado de trabalho;
- Ambiente Organizacional;
- O método Kaizen;
- SASSMAQ (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade no Transporte);
- Gestão no ensino universitário dos cursos de Administração;
- O método Kanban;
- Análise de desempenho;
- Balanced scorecard;
- Clima e cultura Organizacional;
- Estilos de liderança;
- A Administração pública como facilitadora do desenvolvimento social e econômico;
- A mudança de comportamento da indústria com o advento da responsabilidade social;
- O código de ética como influenciador do ambiente interno das organizações;
- Sociedade de conhecimento: mito ou realidade;
- Empowerment;
- Gerenciamento estratégico de armazenagem e transporte;
- Desenvolvimento econômico da região/cidade X;
- Planejamento estratégico;
- Modelos organizacionais;
- Qualidade de vida x qualidade no trabalho;
- Análises financeiras e o administrador atual;
- Gestão ambiental;
- A importância de se criar marcas próprias;
- Inteligência Emocional;
- Capital Intelectual;
- Empreendedorismo;
- Gestão por competências;
- Gestão hoteleira;
- E-learning;
- E-commerce;
- Práticas modernas na gestão de pessoas;
- A qualidade do atendimento como fator de crescimento empresarial;
- Equipes autogerenciáveis: conquistas e desafios;
- Sistema de gestão inteligente: ferramentas MRP e CPM voltadas ao cliente;
- Marketing de varejo;
- Estratégias de lançamento de um produto;
- Integração empresa e sociedade;
- Criação de novas empresas;
- Os novos rumos do RH nas empresas;
- Marketing pessoal: planejamento e estratégias para o desenvolvimento do indivíduo
- Pesquisa em marketing;
- Retorno sobre investimento – análise das alternativas metodológicas na decisão (tomada de decisão);
- Responsabilidades civis e penais do administrador/empresário;
- Concorrência desleal – ética e sigilo empresarial;
- Propaganda enganosa/abusiva;
- Marketing Invisível;
- O marketing e o consumidor no Brasil;
- Proteção aos direitos do consumidor em face de produtos com defeitos e vícios;
- Nicho de mercado;
- Importância do slogan para o marketing;
- Marketing de produto;
- Marketing político;
- Marketing das empresas de comunicação: TV, jornais e rádios;
- Relacionamento marketing/sociedade;
- Marketing de patrocínio: associação da imagem do produto ao evento patrocinado;
- Mercado financeiro;
- Responsabilidade social;
- Multimodalidade: a redução de custo pela unificação do contrato de transporte;
- A evolução dos regimes aduaneiros e os recintos alfandegados;
- Projeto de internacionalização de PME’s;
- Exportação de serviços no Brasil;
- Geração de valor para os acionistas;
- EVA: Economic Value Added;
- Fusão e aquisição de empresas;
- Custos da qualidade e da não-qualidade;
- A importância da Contabilidade para o administrador;
- A Contabilidade como instrumento de gestão;
- Gestão de custos no mundo globalizado;
- Comunicação interna e a visibilidade da empresa;
- Comunicação não-verbal nas organizações;
- A formação acadêmica facilitadora do progresso profissional;
- Treinamento profissional: ferramenta empresarial;
- Eficácia dos instrumentos de avaliação na entrevista de seleção;
Curva ABC
A Curva ABC, também chamada de 80-20, é um método de classificação de itens ou informações, onde se separam os itens de maior importância ou impacto, dos itens de menor importância ou impacto.
Trata-se de uma análise estatística de materiais, baseada no princípio de Pareto, que afirma que, para muitos fenômenos, 80% das conseqüências advêm de 20% das causas.
Numa organização, a Curva ABC é muito utilizada para a administração de estoques, mas também é usada para a definição de políticas de vendas, estabelecimento de prioridades, programação de produção, etc.
Na Curva ABC os produtos, ou informações, são classificados normalmente da seguinte forma:
Classe A: Produtos de maior valor e menor quantidade (20%).
Classe B: Produtos de valor médio e menor quantidade (30%).
Classe C: Produtos de menor valor e maior quantidade (50%).
A análise destes parâmetros facilita o controle de estoque, cuja decisão do de compra pode basear-se nos resultados obtidos pela curva ABC. Os itens considerados deClasse A merecem maior atenção.
Assim, a utilização desta técnica otimiza a aplicação dos recursos financeiros ou materiais, evitando desperdícios ou aquisições indevidas e favorecendo o aumento da lucratividade.
Então, pra que serve a Curva ABC?
De forma bem objetiva, ela permite identificar aqueles itens que merecem tratamento adequado quanto à sua administração. Os itens da classe A são os mais importantes e devem, por isso, ser tratados com uma atenção especial pela administração. Os itens da classe C são menos importantes e assim, justificam pouca atenção por parte da administração e, B é uma classe intermediária entre A e C. (É importante ressaltar que um item de classe C, pode, apesar de sua pouca importância gerencial, parar uma linha de produção.)
A Curva ABC determina o valor dos materiais, porém, não analisa profundamente o grau de importância ou criticidade. Para essa analise, utiliza-se a curva XYZ.
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
LEI DO ESTAGIÁRIO
SAIR MAIS CEDO DURANTE O PERÍODO DE PROVAS
O capitulo
IV, artigo 10, §2° - Do estagiário, da lei n° 11.788 de setembro / 2008. Diz:
§ 20 Se a
instituição de ensino adotar verificações de aprendizagem periódicas ou finais,
nos períodos de avaliação, a carga horária do estágio será reduzida pelo menos
a metade,
Segundo estipulado
no termo de compromisso, para garantir o bom desempenho do estudante.
Portanto, o
estudante tem direito sim a sair mais cedo em dias de provas, desde que apresente
previamente ao supervisor um calendário escolar com as datas das provas, a fim
de que a empresa se programe para a ausência do estagiário.
domingo, 9 de setembro de 2012
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
As competências desenvolvidas na faculdade de Administração
Começo de ano é sempre assim: fim da correria dos vestibulares, muitos alunos aprovados se preparando para o início das aulas e, principalmente, muitos futuros administradores entrando nas universidades, não é mesmo? Mas e agora, o que esperar da faculdade de Administração?
Infelizmente, muitos estudantes chegam ao curso de Administração sem saber o que esperar dele, quais competências vão aprender, quais as principais matérias que irão estudar, quais experiências irão vivenciar etc. Por isso, para auxiliar os milhares de estudantes de administração que estão um pouco perdidos neste começo de faculdade, iniciaremos hoje um especial com diversas dicas e observações minhas sobre a vida universitária da cadeira de administração. O que aprendemos, como nos comportamos, o que devemos esperar e muito mais vem por aí, fiquem ligados!
E hoje, para iniciarmos os trabalhos, vou mostrar algumas das competências básicas que você, estudante, vai adquirir durante o curso superior de administração, entre as centenas de trabalhos, artigos, estágios e trabalho de conclusão de curso que terão que desenvolver. Confira:
Comunicação: Desenvolver habilidades de comunicação interpessoal e de criação de sistemas que permitam a comunicação sem ruídos fazem parte desta matéria dentro do curso. Geralmente é oferecida no começo do curso e muitos alunos não dão o valor necessário a ela (muitas vezes ela é vinculada como se fosse uma aula da disciplina de língua portuguesa), porém é uma das competências mais importante que um gestor deve possuir. A comunicação rica e sem ruídos é uma força incrível dentro das organizações, você precisa aprender a dominá-la.
Liderança e motivação: Motivar é criar nos outros algumas necessidades, e uma liderança correta é aquela onde seus colaboradores possuem grande motivações dentro de suas tarefas. E o curso de Administração irá oferecer a você diversos estudos de perfis de liderança e ferramentas de motivação, para que você analise e estude cada um deles, podendo então se adaptar a ferramentas e perfis que condizem com sua própria personalidade.
Responsabilidade: Na sala de aula de um curso de Administração, o aluno aprenderá que a responsabilidade adquirida durante sua vida vai além do simples fazer o que se espera dele. É preciso aprender também que a responsabilidade de assumir as consequencias das falhas das suas decisões é competência importante de um gestor, uma vez que o líder delega as ações, nunca as responsabilidades.
Organização: Aqui a organização vai muito além de uma mesa arrumada ou de uma agenda bem organizada, você vai ter que saber organizar o seu tempo e ajudar seus colaboradores nesta tarefa, além de organizar da melhor forma possível todo o universo que rodeia suas atividades. Competência esta que será utilizada tanto na sua vida acadêmica como em sua trajetória profissional, por isso, aprenda a ser organizado. Na hora de planejar ações ou desenvolver um Plano de Negócios, o gestor precisa ser muito organizado em suas tarefas.
Visão: O gestor deve desenvolver a habilidade de enxergar a empresa toda como um grande sistema interligado, ele deve ser capaz de avaliar as causas e efeitos de diversos fatores, enxergando-os como forças internas e externas ecoando dentro de todos os sistemas da empresa. Por isso, é importante que você desenvolva sua capacidade de vislumbrar situações e cenários ainda durante a faculdade.
Adaptabilidade: A administração vai lhe ensinar a ser maleável e dinâmico, os cenários onde as organizações estão inseridas são mutáveis, e cabe ao gestor se adaptar constantemente a eles, procurando minimizar os riscos inerentes e potencializar as oportunidades. Com as atividades do curso de Administração você perceberá como isto é verdade e como é preciso desenvolver uma personalidade que se adapte a situações diferentes, com flexibilidade de pensamentos e opiniões, por exemplo.
Bom, é isto pessoal. Assim encerro hoje a parte sobre as competências que os estudantes de administração desenvolvem na universidade. No próximo post falaremos sobre o que esperar das principais matérias ensinada na graduação, então até a próxima.
VESTIBULAR SOLIDÁRIO 2012
É preciso pagar R$ 5 no ato da inscrição e levar a carteira de identidade ou um documento com foto (original e cópia), além de preencher a um formulário. O horário das inscrições é das 9h às 12h e das 14h às 17h.
A seleção para o chamado "Intensivão" será composta por um prova de múltipla escolha, que ser realizada no dia 30 de setembro, das 9h às 12h, e englobará questões de português, matemática e atualidades.
Os alunos com as melhores notas começarão o curso a partir do dia 8 de outubro, com aulas de todas as matérias ministradas por alunos da UFPE, no Centro de Educação da instituição, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h20, e aos sábados, das 8h às 12h30.
Assinar:
Postagens (Atom)