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sexta-feira, 5 de abril de 2013

As principais disciplinas do curso de administração.

No curso de administração de empresas, existem diversas cadeiras das mais variadas ciências, passando desde as sociais, como no caso da sociologia e filosofia, passando pelas exatas como cálculos até as ciências sociais aplicadas, como o direito. Dentro deste universo de disciplinas, vou enumerar neste post as que você encontrará na grande maioria dos cursos de administração:

Disciplinas do curso de administração

Metodologia da pesquisa: Uma das principais disciplinas para os bacharelados, a metodologia da pesquisa vai lhe proporcionar competências tanto na realização de pesquisas acadêmicas  como no reconhecimento de técnicas de padronizarão, dicas para elaboração de monografia/TCC, entre outros.
Teoria geral da administração: Nesta disciplina você irá conhecer um panorama geral das principais teorias que norteiam a administração, desde os primeiros passos da administração com o trabalho e pesquisa de Taylor e Fayol, até as mais modernas teorias como o Learn Organization proposto por Senger, por exemplo.
Filosofia, antropologia, psicologia e sociologia: Disciplinas que nos preparam para o conhecimento da sociedade, sua cultura, suas relações e forma de pensar. Apesar de serem vistas com maus olhos pelos alunos dos primeiros períodos por sua pouca “praticidade”, são importantíssimas para a compreensão do mundo globalizado em que estão inseridas as empresas e seus funcionários.
Quais são as principais disciplinas do curso de administração?
Cálculo, Matemática financeira, etc: Disciplinas que nos preparam para a compreensão da matemática necessária nos estudos da administração, finanças, contabilidade, precificação etc. Ajudam na ampliação de nossa visão das coisas, desenvolvendo nosso cérebro para novos conceitos que veremos no decorrer do curso.
Economia, contabilidade e finanças: Estas disciplinas nos permitem tanto observar o ambiente econômico que rodeia as organizações, como o desenvolvimento de competências para registrar dados financeiros, critica-los e transforma-los em informações úteis para a gestão financeira e estratégica da empresa. Nelas o aluno desenvolve habilidades de cálculo, elaboração de tabelas, gráficos e formas de tornar a informação mais clara e fácil de ser entendida pelos gestores de uma empresa.
Estatística e pesquisa operacional: Disciplina que vai proporcionar o desenvolvimento no registro, mensuração e análise de dados e seu uso prático para resolver problemas ligado às operações das empresas.
Direito: Dentro da administração, diversas cadeiras do direito são estudados, desde o direito empresarial direito civil, tributário, do trabalho até o direito marítimo para cursos de comercio exterior, por exemplo. É uma disciplina importantíssima para a compreensão das relações empresariais, de trabalho, fiscais etc.
Recursos humanos: Disciplina que nos permite conhecer sistemas de gestão de pessoas, estudando desde o desenho de cargos, salários e benefícios, até os planos de contratação e retenção de funcionários. Passando também por teorias importantes da área, como a Teoria X e Y, a Teoria dos 2 fatores, por exemplo.
Marketing: Disciplina que estuda as necessidades de uma empresa, permitindo que o estudante adquira competências de análise de mercado, estratégias de preços, distribuição, propaganda, desenvolvimento de novos produtos, entre outros.
Comércio exterior: Disciplina que explica como funciona a sistemática ligada as transações internacionais, desde a burocracia envolvida, até as estratégias de entrada em mercados fora das fronteiras nacionais, instrumentos de movimentação de cargas, procedimentos em portos etc.
Organização, sistemas e métodos: Disciplina que permite aos estudantes desenvolverem competências no desenho, organização e métrica de métodos e operações dentro da organização, além de apresentar as principais ferramentas usadas nas operações da empresa.
Administração da produção: Esta disciplina proporciona ao aluno desenvolver  competências para organizar, gerir e controlar programas de produção, além da visão estratégica no desenvolvimento destes programas.
Administração Estratégica: Disciplina que desenvolve a competência para o desenvolvimento da estratégia empresarial da empresa, desde a análise das forças e fraquezas das empresas, até a análise dos cenários externos, escolha das estratégias, revisão dos planos, entre muitas outras competências.
Empreendedorismo e criação de novos negócios: Disciplinas que focam no desenvolvimento das competências no planejamento e execução de planos estratégicos para desenvolvimento de novos negócios. Geralmente é ministrado no final do curso de administração, uma vez que esta disciplina necessita do conhecimento das outras competências estudadas anteriormente, como marketing, finanças, administração estratégica, entre outras.
-Estas são as disciplinas mais comuns na maioria dos cursos de administração. Neste post, fizemos um apanhado geral de matérias e o que o estudante pode esperar de cada uma delas. Mas é claro que isto pode variar de um curso para outro, dependendo da universidade.
E você, o que tem para acrescentar? Você conhece outras disciplinas do curso de administração? Sua participação é muito importante para aumentarmos este guia, participe! Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: http://www.sobreadministracao.com

quarta-feira, 6 de março de 2013

O QUE É FLUXOGRAMA?

DEFINIÇÃO DE FLUXOGRAMA

“Representação gráfica que apresenta a seqüência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo.” 

"São gráficos que procuram representar, de maneira dinâmica e analítica, a sequencia lógica das fases, etapas ou passos de um trabalho desenvolvido em um escritório ou em uma industrial, por meio de determinadas simbologias.”

(OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002)


Veja abaixo alguns programas  que auxiliam no desenho do fluxograma e também os links para baixa-los:



OBS: Os software que estão em vermelho são pagos.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Abordagem Estruturalista


De acordo com Geraldo Caravantes, Cláudia Panno, Mônica Kloeckner A abordagem estruturalista pode ser definida como uma tentativa de englobar aspectos importantes da Abordagem Clássica e aspectos relevantes da Escola das Relações Humanas.

Segundo Etzioni, a Administração Científica e a Escola das Relações Humanas eram, em certos aspectos, diametralmente opostas. Os fatores que uma escola considerava críticos e cruciais, a outra simplesmente ignorava. Entretanto, as duas tinham um elemento comum: nenhuma delas via qualquer contradição básica ou dilema insolúvel nas relações entre a busca da racionalidade por parte da organização e a busca da felicidade de parte do indivíduo.

A Administração Científica entendia que a organização mais eficiente seria também a organização mais satisfatória, uma vez que ela maximizaria tanto a produtividade como o pagamento do indivíduo.


A abordagem das Relações Humanas entendia que a organização mais satisfatória seria também a mais eficiente. Ela sugeria que os trabalhadores não ficariam satisfeitos numa organização fria, formal, racional, que apenas satisfizesse suas necessidades econômicas.


Tendo muitas fontes, mas somente um adversário, a Abordagem Estruturalista é uma síntese da Escola Clássica (ou formal) com a de Escola das Relações Humanas (ou informal)... Mas seu diálogo maior foi com a abordagem das Relações Humanas. Seus fundamentos são melhor compreendidos através do exame da crítica que ela levanta contra esta escola.

É exatamente ao explorar a visão harmônica dos escritores da Escola das Relações Humanas, que os escritores Estruturalistas pela primeira vez reconheceram integralmente o dilema organizacional, ou seja: o inevitável conflito entre os objetivos organizacionais e as necessidades individuais, conflito esse que pode ser reduzido, mas não eliminado.


Visualizamos um triplo mérito no Estruturalismo: em primeiro lugar, ele introduz uma nova lógica, integrativa e não dicotômica, para tratar da organização e do indivíduo. Com isso, o campo da análise administrativa torna-se muito mais rico, possibilitando uma melhor compreensão das organizações e de seu desempenho.

Em segundo lugar, novos temas que antes recebiam pouca atenção – como o conflito, alienação, poder... (somente Weber havia se preocupado, até então) – passaram a encontrar guarida na teoria organizacional. Não devemos esquecer que a contribuição estruturalista provém fundamentalmente dos sociólogos e que trazem para o campo da Administração a temática que lhes é peculiar.

Em terceiro lugar, o Estruturalismo passa a preocupar-se não apenas com as organizações industriais, mas abre um novo leque de opções: hospitais, prisões, escolas, universidades, clubes, exército, ordens religiosas, entre outras, são organizações que passaram a ser objeto de estudo da Teoria Organizacional.


A proposta da Abordagem Estruturalista fica rigorosamente clara a partir das palavras do próprio Etzioni:


"Encontrar um equilíbrio entre os elementos racionais e não racionais do comportamento humano é um problema essencial da vida moderna, da sociedade e do pensamento. É também o problema essencial da teoria das organizações."


Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/abordagem-estruturalista/51854/

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Administração está entre as carreiras que mais vão contratar em 2013, aponta pesquisa


O estudo completo, que entrevistou mais de 6.000 gerentes de contratação, verificou que a empregabilidade nos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) está projetada para ser significativamente maior que outros mercados, enquanto o recrutamento na Europa continua a ser lenta, com líderes lutando para resolver uma crise de dívida com implicações globais
Um estudo da empresa americana CareerBuilder, comandado pelo CEO Matt Ferguson, analisou a contratação de planos e posições financeiras de empregadores nas 10 maiores economias do mundo. No Brasil, a Administração, juntamente com Tecnologia da Informação (TI) e Atendimento ao cliente são as áreas que mais devem recrutar profissionais este ano.

O estudo completo, que entrevistou mais de 6.000 gerentes de contratação, verificou que a empregabilidade nos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) está projetada para ser significativamente maior que outros mercados, enquanto o recrutamento na Europa continua a ser lenta, com líderes lutando para resolver uma crise de dívida com implicações globais.

As projeções agressivas de contratação do Brasil podem ser parcialmente atribuídas a seus planos para sediar a próxima Copa do Mundo e Jogos Olímpicos e um setor de fabricação com alto desempenho, onde 71% dos empregadores relatam planos para aumentar seu número de funcionários em tempo integral.

Veja as principais áreas de contratação nas 10 maiores economias do mundo:

EUA - Vendas, Informática, Atendimento ao cliente,

China - Vendas, Pesquisa e desenvolvimento, Produção,

Japão - TI, Engenharia, Serviço ao cliente,

Alemanha - TI, Vendas, Produção,

França - Produção, Vendas, Informática,

Reino Unido - Vendas, Atendimento ao cliente, Administrativo,

Brasil - Atendimento ao cliente, Informática, Administrativo,

Itália - Produção, Vendas, Administrativo,

Rússia - Produção, Atendimento ao cliente, Engenharia,

Índia - TI, Marketing, Atendimento ao cliente.


Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/administracao-esta-entre-as-carreiras-que-mais-vao-contratar-em-2013-aponta-pesquisa/73027/





domingo, 27 de janeiro de 2013

Esporte Interativo investirá R$ 100 milhões no futebol nordestino em dez anos


Canal faz compromisso público com o torcedor da região

A TV Esporte Interativo, através de seu presidente Edgar Diniz, assumiu um compromisso público com o torcedor nordestino e investirá, pelo menos, R$ 100 milhões no futebol do Nordeste pelos próximos dez anos,
ajudando os clubes da região a equilibrar forças com os clubes do Sul e Sudeste do país.

Além disso, o canal se comprometeu a transmitir todos os jogos da Copa do Nordeste, a começar por este ano, por, pelo menos, dez anos. Sendo assim, a maior competição regional do país está assegurada até 2022, 
com transmissão para todo o território brasileiro, levando o futebol e o orgulho nordestino para os quatro cantos do país.

O Esporte Interativo também assumiu o compromisso de cobrir os grandes times nordestinos na TV, no portal, nos celulares e nas páginas do Facebook - com mais de cinco milhões de pessoas - todos os dias, durante o ano inteiro.

A TV ainda garante transmitir a Copa do Nordeste e a festa da torcida nordestina com orgulho para o Brasil inteiro, de norte a sul. Tudo isso porque o Nordeste merece.


terça-feira, 23 de outubro de 2012

99 sugestões de tema para TCC Monografia em Administração

TCC Monografia - Olá pessoal! Atendendo a inúmeros pedidos, hoje vamos trazer algumas sugestões de temas para TCC Monografia em Administração. Os temas listados abaixo são ligados à administração, marketing, logística, recursos humanos, gestão da informação, comércio exterior, contabilidade etc. Você pode utilizar algum deles em seu TCC ou apenas tê-los como inspiração para outro tema que lhe interesse.
Caso você esteja começando a pensar agora no seu trabalho de conclusão de curso, sugerimos que antes de continuar a ler este post, você leia a nossa série sobre como fazer uma monografia/tcc de sucesso:
É importante ressaltar, também, que o aluno precisa escolher um tema que ele goste de escrever, que seja interessante para sua área de atuação no futuro etc. Enfim, ele deve escrever sobre aquilo que gosta e que terá prazer em produzir nos próximos meses. Pense direto e faça a melhor escolha, ok?
99 sugestões de tema para TCC Monografia em Administração
Então vamos à lista de sugestões de temas para TCC Monografia em Administração:
  1. Gestão de RH nas pequenas empresas;
  2. Governança Corporativa;
  3. Marketing Esportivo;
  4. As mulheres e o mercado de trabalho;
  5. CRM “Customer Relationship Management” (Gerência do relacionamento com o cliente)
  6. Ética nas relações de trabalho
  7. Qualidade em projetos de exportação;
  8. Comércio exterior;
  9. Logística reversa;
  10. O impacto das mudanças nas organizações;
  11.  A importância da tecnologia da informação nas tomadas de decisões ;
  12. Comunicação x Informação;
  13. Sistemas de informação (PED) e as estratégias empresariais;
  14. Empresas modelos: a influência da certificação ISSO e PNQ;
  15. Auditoria financeira;
  16. Endomarketing;
  17. Gestão de Projetos;
  18. Desafios da gestão em uma empresa familiar;
  19. GRIS – Gerenciamento de risco
  20. Planejamento estratégico;
  21. O meio ambiente e as empresas;
  22. A motivação no ambiente de trabalho;
  23. A competividade nas micro e pequenas empresas;
  24. Ação preventiva na Administração;
  25. Administração participativa;
  26. Administração por objetivos (MBO);
  27. Os jovens administradores e o mercado de trabalho;
  28. Ambiente Organizacional;
  29. O método Kaizen;
  30. SASSMAQ (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade no Transporte);
  31. Gestão no ensino universitário dos cursos de Administração;
  32. O método Kanban;
  33. Análise de desempenho;
  34. Balanced scorecard;
  35. Clima e cultura Organizacional;
  36. Estilos de liderança;
  37. A Administração pública como facilitadora do desenvolvimento social e econômico;
  38. A mudança de comportamento da indústria com o advento da responsabilidade social;
  39. O código de ética como influenciador do ambiente interno das organizações;
  40. Sociedade de conhecimento: mito ou realidade;
  41. Empowerment;
  42. Gerenciamento estratégico de armazenagem e transporte;
  43. Desenvolvimento econômico da região/cidade X;
  44. Planejamento estratégico;
  45. Modelos organizacionais;
  46. Qualidade de vida x qualidade no trabalho;
  47. Análises financeiras e o administrador atual;
  48. Gestão ambiental;
  49. A importância de se criar marcas próprias;
  50. Inteligência Emocional;
  51. Capital Intelectual;
  52. Empreendedorismo;
  53. Gestão por competências;
  54. Gestão hoteleira;
  55. E-learning;
  56. E-commerce;
  57. Práticas modernas na gestão de pessoas;
  58. A qualidade do atendimento como fator de crescimento empresarial;
  59. Equipes autogerenciáveis: conquistas e desafios;
  60. Sistema de gestão inteligente: ferramentas MRP e CPM voltadas ao cliente;
  61. Marketing de varejo;
  62. Estratégias de lançamento de um produto;
  63. Integração empresa e sociedade;
  64. Criação de novas empresas;
  65. Os novos rumos do RH nas empresas;
  66. Marketing pessoal: planejamento e estratégias para o desenvolvimento do indivíduo
  67. Pesquisa em marketing;
  68. Retorno sobre investimento – análise das alternativas metodológicas na decisão (tomada de decisão);
  69. Responsabilidades civis e penais do administrador/empresário;
  70. Concorrência desleal – ética e sigilo empresarial;
  71. Propaganda enganosa/abusiva;
  72. Marketing Invisível;
  73. O marketing e o consumidor no Brasil;
  74. Proteção aos direitos do consumidor em face de produtos com defeitos e vícios;
  75. Nicho de mercado;
  76. Importância do slogan para o marketing;
  77. Marketing de produto;
  78. Marketing político;
  79. Marketing das empresas de comunicação: TV, jornais e rádios;
  80. Relacionamento marketing/sociedade;
  81. Marketing de patrocínio: associação da imagem do produto ao evento patrocinado;
  82. Mercado financeiro;
  83. Responsabilidade social;
  84. Multimodalidade: a redução de custo pela unificação do contrato de transporte;
  85. A evolução dos regimes aduaneiros e os recintos alfandegados;
  86. Projeto de internacionalização de PME’s;
  87. Exportação de serviços no Brasil;
  88. Geração de valor para os acionistas;
  89. EVA: Economic Value Added;
  90. Fusão e aquisição de empresas;
  91. Custos da qualidade e da não-qualidade;
  92. A importância da Contabilidade para o administrador;
  93. A Contabilidade como instrumento de gestão;
  94. Gestão de custos no mundo globalizado;
  95. Comunicação interna e a visibilidade da empresa;
  96. Comunicação não-verbal nas organizações;
  97. A formação acadêmica facilitadora do progresso profissional;
  98. Treinamento profissional: ferramenta empresarial;
  99. Eficácia dos instrumentos de avaliação na entrevista de seleção;
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/99-sugestoes-tema-tcc-monografia-administracao/

Curva ABC


A Curva ABC, também chamada de 80-20, é um método de classificação de itens ou informações, onde se separam os itens de maior importância ou impacto, dos itens de menor importância ou impacto.
Trata-se de uma análise estatística de materiais, baseada no princípio de Pareto, que afirma que, para muitos fenômenos, 80% das conseqüências advêm de 20% das causas.
Numa organização, a Curva ABC é muito utilizada para a administração de estoques, mas também é usada para a definição de políticas de vendas, estabelecimento de prioridades, programação de produção, etc.
Na Curva ABC os produtos, ou informações, são classificados normalmente da seguinte forma:
Classe A: Produtos de maior valor e menor quantidade (20%).
Classe B: Produtos de valor médio e menor quantidade (30%).
Classe C: Produtos de menor valor e maior quantidade (50%).
A análise destes parâmetros facilita o controle de estoque, cuja decisão do de compra pode basear-se nos resultados obtidos pela curva ABC. Os itens considerados deClasse A merecem maior atenção.
Assim, a utilização desta técnica otimiza a aplicação dos recursos financeiros ou materiais, evitando desperdícios ou aquisições indevidas e favorecendo o aumento da lucratividade.
Então, pra que serve a Curva ABC?
De forma bem objetiva, ela permite identificar aqueles itens que merecem tratamento adequado quanto à sua administração. Os itens da classe A são os mais importantes e devem, por isso, ser tratados com uma atenção especial pela administração. Os itens da classe C são menos importantes e assim, justificam pouca atenção por parte da administração e, B é uma classe intermediária entre A e C. (É importante ressaltar que um item de classe C, pode, apesar de sua pouca importância gerencial, parar uma linha de produção.)
A Curva ABC determina o valor dos materiais, porém, não analisa profundamente o grau de importância ou criticidade. Para essa analise, utiliza-se a curva XYZ.